Desporto Boxe

O Mundo do Boxe na Boxing Spirit

História do Boxe

O Boxe, uma das modalidades mais antigas da história, tem uma rica linhagem que remonta a 5000 a.C. no Médio Oriente e foi um destaque nos Jogos Olímpicos da Grécia antiga. Embora seja amplamente associado à agressividade, o Boxe também incorpora aspectos de técnica, concentração e resistência física. Grandes pugilistas da Grécia antiga, como Melagomas, eram admirados não apenas pela sua destreza no ringue, mas também pelo seu estilo “incólume”. As origens do Boxe moderno datam de 1867, mas foi em 1904, em St. Louis, que o Boxe se tornou oficialmente uma modalidade olímpica, com sete categorias de peso. Muhammad Ali, cuja carreira começou com uma medalha de ouro em Roma, em 1960, é um dos maiores nomes do Boxe de todos os tempos.

Os primeiros registos da prática de boxe são no Egito em 3000 d.C., e rapidamente tornou-se num dos pilares dos Jogos Olímpicos da antiguidade na Grécia desde a Olimpíada 23 de 688 d.C., e o seu primeiro campeão foi Onomastos Smyrnaios. O primeiro registo de um combate de boxe foi em Inglaterra em 1681, mas só em 1743, é que Jack Broughton desenvolveu o seu primeiro conjunto de regras. Só em 1867, é que começou boxe moderno como o conhecemos.

O boxe moderno foi introduzido como modalidade olímpica em St. Louis em 1904, com sete categorias de peso. Em 1912, a competição boxe foi cancelada para os jogos de Estocolmo, devido a antiga lei sueca. No entanto, a seguir à I guerra mundial, foi retoma para os Jogos Olímpicos de Antuérpia, 1920. Provavelmente o mais famoso de todos os boxistas era Cassius Marcellus Clay, que ganhou o ouro em Roma em 1960 e mais tarde passou a tornar-se, talvez, o melhor boxista de pesos pesados profissional de todos os tempos sob o nome de Muhammad Ali.

MI4

Nascimento do Boxe em Portugal

Em Portugal, o boxe surgiu no início do século XX. No ano de 1909, realizou-se um combate de boxe que opôs o inglês Drumond ao norte-americano Sam MacVea e isso suscitou o interesse e a curiosidade de todos os adeptos da modalidade.

O Boxe aterrou em Portugal no início do século XX com um emocionante combate entre um inglês e um norte-americano em 1909. Este evento cativou a imaginação dos entusiastas locais e marcou o início de várias associações e clubes de Boxe amador, como o Ginásio Clube Português, Clube Arte e Sport, Sport Cruz Quebradense e Clube Português de Recreio e Desporto. A Federação Portuguesa de Boxe foi fundada em 1914. Ricardo Ferraz, um ícone do Boxe em Portugal, dedicou quase quatro décadas à modalidade e treinou João Miguel “Paquito”, o único pugilista luso a competir nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980.

IMG_BOXE_RAMALHO

Boxe Olímpico na António Ramalho – Boxing Spirit

Na António Ramalho – Boxing Spirit, o Boxe é verdadeiramente inclusivo, abrangendo todas as idades e géneros. No nosso ginásio, encontrará uma multiplicidade de classes que treinam em simultâneo, promovendo a socialização e a inclusão. O Boxe é também uma ferramenta poderosa para combater o racismo e a xenofobia e transmitir valores éticos. Além de ajudar a aliviar o stress e a queimar calorias, este desporto promove uma forma física saudável. Oferecemos treinos para todos os níveis: Iniciação -Manutenção – Competição, masculinos e femininos em Boxe Olímpico, Boxe Executivo (Manutenção), Boxe Infantil, Cadetes, Juniores, Élite sénior e Boxe Profissional.

Benefícios da pratica de Boxe

A prática do Boxe não é apenas sobre combate no ringue e oferece uma série de benefícios físicos, mentais e sociais. Este desporto combina treino cardiovascular com exercícios de força, resultando na tonificação de grupos musculares em todo o corpo. Além disso, o treino de Boxe eleva o metabolismo, contribuindo para uma queima de calorias mais eficiente, o que ajuda a manter um corpo saudável.

 

O Boxe é um dos desportos mais reconhecidos do mundo. No entanto, muitas ideias erradas cercam o Boxe pois ser um campeão não requer apenas força. Requer coragem, habilidade, dedicação e anos de prática. A boa notícia é que você não precisa de ser um campeão para desfrutar dos benefícios físicos, de saúde e mentais deste desporto. Cada vez mais pessoas estão a incluir o treino de Boxe nas suas rotinas de treino físico.

BOXE_SAUDE_F

Benefícios Físicos

A incorporação do Boxe na sua rotina de exercícios semanais, traz benefícios fantásticos para a saúde física e condicionamento físico geral. Se estes são os seus objetivos de condicionamento físico, veja abaixo os ganhos em praticar Boxe:

ICON_boxing-glove_FINAL

Força

O Boxe desenvolve força em todo o corpo, não apenas nos membros superiores. Os socos mais poderosos vêm de um núcleo e pernas sólidos, além de braços fortes.

ICON_boxing-glove_FINAL

Saúde cardiovascular

A resistência cardiovascular é crucial no Boxe, onde os combates duram até 12 rounds de três minutos com breves intervalos. Treinar a força cardiovascular é tão importante quanto o treino muscular.

ICON_boxing-glove_FINAL

coordenação

O Boxe exige coordenação superior, com atletas que monitorizam todo o ambiente em seu redor enquanto reagem rapidamente aos movimentos dos oponentes.

ICON_boxing-glove_FINAL

RESISTÊNCIA E TONIFICAÇÃO

O Boxe ajuda a construir músculos em todo o corpo, tonificando-os e contribuindo para uma aparência saudável.

Benefícios mentais

ICON_boxing-glove_FINAL

Confiança aprimorada

O treino intenso no Boxe aprimora a autoconfiança, não apenas devido à melhoria da condição física, mas também devido ao fortalecimento mental.

ICON_boxing-glove_FINAL

Alívio de Stresse e Ansiedade

O Boxe oferece um foco intenso e um meio de liberar o stress e a tensão, deixando-o mentalmente mais leve e equilibrado.

ICON_boxing-glove_FINAL

Melhor qualidade de sono

O exercício regular, como o Boxe, melhora a qualidade do sono, uma vez que ajuda a induzir o sono mais rapidamente, proporcionando um descanso mais profundo e reparador.

FAQ'S

Não! Existem muitas maneiras pelas quais o Boxe pode ser incorporado à sua rotina de exercícios, sem envolver entrar no ringue com um oponente. A beleza do Boxe é que você pode praticar onde quiser e onde se sentir mais confortável, seja em sua própria casa, em uma aula ou em seu jardim.

O boxe é um treino de corpo inteiro, que treina todas as partes do corpo de dentro para fora.

O Boxe está no coração do Boxing Spirit By Antonio Ramalho e essa veia continua em nosso Ginasio

HABILIDADES DE BOXE, concentra-se na técnica de boxe enquanto tem um treino de condicionamento de corpo inteiro. Qual você vai escolher?

Manutençao-Formaçao- Iniciaçao-Competiçao

IMG_BOXE_CTA_FIM

Junta-te à Equipa

Junte-se a nós e embarque nesta emocionante jornada no mundo do Boxe

Iniciação, manutenção e competição. Masculino e feminino a partir dos 8 anos.