Seja Bem Vindo

 

 

  • Partners
  • Associação António Ramalho – Boxing Spirit,IPSS (Carnaxide – Portugal)
  • Asociatia Clubul Sportiv Kyodai  (Bucharest – Roménia)
  • Il Cassetto dei Sogni asd-aps (Modena – Itália)
 

Empoderamento da Juventude através do Desporto (Y.E.S.)

YES - Youth Empowerment through Sport 2019-2-RO01-KA205-064111

Empoderamento da Juventude através do Desporto (Y.E.S.)

ERAMUS +PARCERIAS ESTRATÉGICAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E JUVENTUDE

Youth Empowerment through Sport (Y.E.S.)

Erasmus+ STRATEGIC PARTNERSHIPS IN THE FIELD OF EDUCATION, TRAINING AND YOUTH

O Y.E.S. – Empoderamento da Juventude através do Desporto existem 2 mobilidades: Com jovens de:Bucareste (Roménia), Carnaxide (Portugal) e Modena (Italia).
1 semana em Modena, Itália – 10 jovens entre 18 e 30 anos para cada país, totalizando 30 jovens participantes
2 semanas em Bucareste, Romênia – 10 jovens entre 18 e 30 anos para cada país, totalizando 30 jovens participantes
Durante a mobilidade os participantes terão a oportunidade de viver uma experiência de treino desportivo e cultural, de aprender sobre si e sobre os outros através do desporto, em particular das artes marciais (mas não é obrigatório ser expert em artes marciais ou atleta federado para participar!).

Um total de 30 jovens estarão na Romênia e 30 na Itália (ou seja, um total de 60 jovens), para viver uma experiência maravilhosa de Desporto, Diversão e Treinamento!

O Desporto será utilizado como ferramenta de inclusão entre os jovens participantes.

A desagregação dentro do projeto, através do mix de beneficiários (NEETs, jovens desfavorecidos, pessoas com deficiência, refugiados e jovens típicos), visa eliminar preconceitos e aumentar a tolerância e aceitação a longo prazo.

Participaram no  do projeto 60 jovens.

Objetivos do projeto Y.E.S. – Empoderamento da Juventude através do Desporto:
Substituir pelo menos 10% do tempo gasto na Internet e nas mídias sociais por desporto e atividades sociais;
aumentar a empregabilidade dos beneficiários;
Aumentar as competências das organizações parceiras.

  • Atividades do projeto Y.E.S. – Empoderamento da Juventude através do Desporto:
    Iniciativas e envolvimento dos jovens,
    Aprendendo atividades,
    Ensino e treinamento,
    Atividades físicas e sociais,
    Aconselhamento e coaching que têm o papel de motivar e aumentar a autoconfiança dos beneficiários.

Através das atividades do Y.E.S. – Capacitação Juvenil através do Desporto, os beneficiários aprenderão a conhecer melhor seu corpo e a se relacionar consigo mesmos e com os outros.

Melhorarão tonificação ​​​​muscular e suas habilidades motoras, adquirirão técnicas de artes marciais, boxe ,conhecimentos no campo teórico e metódico do treino desportivo.

Aprenderão o uso responsável da Internet e das redes sociais, como gerenciar conflitos, meditação e como estabelecer metas pessoais.

Apoiar os participantes para que superem quaisquer crenças limitantes, reduzam o medo do fracasso, aumentem a sua empregabilidade e se tornem mais ativos na sociedade.

Todos os participantes serão convidados a colaborar, recolher e partilhar experiências e boas práticas, informar-se e procurar soluções para quaisquer dificuldades que possam surgir.

Iremos desenvolver novas metodologias de ensino e todos terão a oportunidade de melhorar competências específicas e transversais.


Os participantes serão um grupo misto, com diferentes dificuldades e origens e isso permitirá que todos aprendam a aceitar e compreender melhor quem é diferente.

Terão a oportunidade de se envolver em atividades físicas e desportivas , posteriormente, poderão inspirar outras pessoas a fazer o mesmo.

Durante as atividades haverá momentos dedicados à discussão ativa sobre o uso indevido da net, a fim de diminuir as chances de ser manipulado por más informações e notícias falsas.

O tempo que eles passam no ambiente virtual diminuirá e haverá uma maior necessidade de ter relacionamentos ao vivo.

Viver esta experiência levará os participantes a socializar, conhecer pessoas de outros países e serão incentivados a aprender ou aprimorar o estudo de línguas estrangeiras, bem como a aprender mais sobre as diferenças culturais.

A experiência adquirida em um ambiente internacional aumentará as chances de encontrar trabalho no exterior ou em uma organização que opere em nível multinacional.

No final do projeto, os participantes terão adquirido experiência e terão maior conhecimento e capacidade para cuidar de si e de sua saúde.

O PROJETO Estatísticas
SIM. – Youth Empowerment through Sport é uma parceria estratégica de 2 anos que visa envolver ativamente um grupo de jovens nas áreas de Bucareste (Roménia), Carnaxide (Portugal) e Modena (Italia).

De acordo com o Eurostat em 2017, 17,2% dos jovens com idades compreendidas entre os 20 e os 34 anos na UE estavam incluídos na categoria NEET (fora do ensino, trabalho ou formação). As percentagens de NEET relacionadas com os países parceiros envolvidos neste projeto são de 29,5% em Itália, 21,4% na Roménia e 9,3% em Portugal. Uma das razões para a falta de motivação na procura de trabalho, formação ou formação contínua é a utilização excessiva da Internet que leva muitos jovens a negligenciar a sua vida pessoal e os leva a encerrarem-se e fugirem para um mundo virtual.

Essa evasão leva a uma forte redução na comunicação e nas habilidades interpessoais, mudanças de humor, redução da tolerância em relação aos outros, ocultação da realidade e, com o tempo, cria dependência. O tempo médio gasto online de 16 para 24 anos aumentou 19,5% nos últimos três anos, chegando a 34,3 horas por semana, de acordo com o “Relatório de Uso e Atitudes da Mídia Adulta” da Ofcom.

O desporto ajuda você a atingir a forma física desejada e a manter um peso saudável. Há também uma ligação entre atividade física e saúde mental. Com o aumento da força, resistência e habilidade, a autoestima também melhora. O esporte o motiva e o ajuda a agir em direção aos seus objetivos. Exige dedicação e autodisciplina e ensina a importância do trabalho sustentado para alcançar os resultados desejados.

Todas essas habilidades e qualidades podem ser muito úteis na vida profissional. O grupo-alvo da Y.E.S. é constituído por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (posteriormente alargados aos 30 após o início das atividades) NEET ou em risco de abandono escolar

Esta pesquisa foi realizada e compilada para o projeto Youth Empowerment through
Sport (YES), um projeto cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia.
O projeto visa utilizar o desporto para motivar os NEET e os jovens em risco de abandono da escola para se tornarem membros ativos da sociedade, conseguir um emprego ou continuar seus estudos.
Os benefícios do desporto em áreas como a saúde física são geralmente aceitos.

Ainda, o propósito de a pesquisa é oferecer uma compreensão de como treinadores,  e animadores da juventude podem usar o desporto para lidar com problemas psicológicos comuns de NEETs e desistentes.
A pesquisa que você encontrará nas próximas páginas é uma compilação de diferentes materiais reunidos pelas  três organizações parceiras :

Asociatia Clubul Sportiv Kyodai da Roménia

II Cassetto Dei Sogni Associazione Sportia Dilettantistica di Promozione Sociale de Italia 

Associação António Ramalho – Boxing Spirit IPSS.

Esperamos que você ache esta informação tão útil em seu trabalho, como nós achamos.