Morada
Parque Desportivo Carlos Queiroz Rua Gaspar Barreiros
2790-212 Outurela Carnaxide
Horários
Seg. a Sex. : 14:00 - 19:00
Seja Bem Vindo
Uma Luz ao Fundo do Túnel
O Boxe é uma das modalidades mais ilustres e históricas nos Jogos Olímpicos. Os homens têm combatido de forma desportiva desde 5000 a.C. no Médio Oriente, enquanto na Grécia antiga nos Jogos Olímpicos da Antiguidade era um dos eventos principais. Embora o Boxe seja um desporto extremamente agressivo, este também coloca um grande ênfase na técnica, concentração e resistência física. Os melhores pugilistas da Grécia antiga – como Melagomas – eram na verdade mais famosos pelo seu ‘atravmatistos’ (ou incólume) estilo de boxe.
Os primeiros registos da prática de boxe são no Egito em 3000 d.C., e rapidamente tornou-se num dos pilares dos Jogos Olímpicos da antiguidade na Grécia desde a Olimpíada 23 de 688 d.C., e o seu primeiro campeão foi Onomastos Smyrnaios. O primeiro registo de um combate de boxe foi em Inglaterra em 1681, mas só em 1743, é que Jack Broughton desenvolveu o seu primeiro conjunto de regras.Só em 1867, é que começou boxe moderno como o conhecemos.
O boxe moderno foi introduzido como modalidade olímpica em St. Louis em 1904, com sete categorias de peso. Em 1912, a competição boxe foi cancelada para os jogos de Estocolmo, devido a antiga lei sueca. No entanto, a seguir à I guerra mundial, foi retoma para os Jogos Olímpicos de Antuérpia, 1920. Provavelmente o mais famoso de todos os boxistas era Cassius Marcellus Clay, que ganhou o ouro em Roma em 1960 e mais tarde passou a tornar-se, talvez, o melhor boxista de pesos pesados profissional de todos os tempos sob o nome de Muhammad Ali.
Em Portugal, o boxe surgiu no início do século XX. No ano de 1909, realizou-se um combate de boxe que opôs o inglês Drumond ao norte-americano Sam MacVea e isso suscitou o interesse e a curiosidade de todos os adeptos da modalidade. O seu aparecimento criou desde logo um fascínio enorme entre os demais e a partir daí criaram-se vários clubes amadores, como o Ginásio Clube Português, Clube Arte e Sport, Sport Cruz Quebradense, Clube Português de Recreio e Desporto, entre outros. A Federação Portuguesa de Boxe (FPB) foi fundada em 14 de março de 1914 e teve como primeiro presidente o levantador Manuel da Silveira do Ginásio Clube Português. Ricardo Ferraz dedicou uma carreira de perto de 40 anos ao boxe português, tendo como ponto alto a presença nos Jogos Olímpicos de Moscovo, em 1980, como treinador de João Miguel “Paquito”, o único pugilista luso a marcar presença na competição olímpica. Apesar da carreira efémera como praticante, Ricardo Ferraz ficou conhecido como o “Senhor Boxe”, distinguindo-se como técnico (no Sporting orientou vários pugilistas portugueses) e dirigente desportivo, tendo sido também presidente da Associação de Boxe de Lisboa.
Fonte: COI e A.B.Lisboa
Uma modalidade adaptada pelo Treinador António Ramalho que utiliza as mesmas metodologias de treino, nomeadamente a preparação física e técnica, que são aplicadas no Boxe de alta competição – do Boxe Olímpico ao Profissional.
Estando o foco desta modalidade na preparação física e técnica, ela alia o treino cardiovascular com o de força. Esta combinação permite maior rapidez na queima da gordura existente no corpo e consequente tonificação dos grupos musculares envolvidos, tantos superiores como inferiores. Outra consequência da prática desta modalidade é o aumento substancial do metabolismo até 48 horas depois da sessão de treino, permitindo que o corpo a queima muitas calorias existentes para definir os músculos, ajudando a manter um corpo muito saudável com o peso ideal.